O controlo em ambientes e dimensões da nova gestão pública
Página Anterior
Página Seguinte

 

Apresentação

Em 2005 a Inspecção-Geral de Finanças (IGF) completou setenta e cinco anos de serviço ao nosso País.

Foi este um período em que se operaram grandes transformações na sociedade, na economia e na administração pública portuguesas, às quais a IGF sempre soube acomodar-se com sucesso.

Esse resultado foi possível graças a sucessivas gerações de funcionários altamente qualificados e motivados que impulsionaram e desenvolveram um trabalho de elevada qualidade, correspondendo às necessidades de cada momento e sempre na busca determinada da excelência.

Com grande lucidez estratégica, as várias direcções da IGF privilegiaram, com o apoio do Governo, a aposta numa exigência elevada no recrutamento que permitiu manter um nível superior dos seus inspectores e auditores para prestígio da própria IGF e do Ministério das Finanças.

O espírito e a vontade de servir persistem, nos nossos dias, a par de uma atenção permanente às novas necessidades, num contexto de inovação e de alinhamento com as boas práticas.

Desse empenho é testemunho este livro, também disponível em versão electrónica no sítio da IGF (www.igf.min-financas.pt), no qual se apresentam alguns trabalhos elaborados por elementos da IGF, abrangendo um espectro largo de reflexões no domínio do controlo em ambientes e dimensões da nova gestão pública.

Estou convicto de que as novas gerações, que agora fazem a IGF, são dignas da tradição e revelam-se promissoras.

Tendo a produção electrónica e física deste livro sido feita totalmente na IGF, uma palavra de apreço é devida aos funcionários que contribuiram para essa produção.

 

José Maria Leite Martins
Inspector-Geral de Finanças

 

 
Página Anterior
Página Seguinte