Abordagem metodológica à auditoria a sistemas de informação
Página Anterior
Página Seguinte

4. Conclusão

As modificações ocorridas na natureza dos negócios, induzidas pela introdução, expansão ou evolução das Tecnologias de Informação nas organizações, acarretam novas questões para os auditores. Estes têm que estar aptos a entender as novas tecnologias e como elas podem influenciar a informação financeira.

Todas estas alterações ao negócio e à auditoria implicarão uma importância acrescida da adequada operação dos respectivos sistemas de processamento e dos controlos nele incluídos. Haverá assim um aumento da necessidade de se depositar confiança na operação desses controlos, quer por parte dos gestores quer dos auditores, como base principal do seu trabalho.

Aliás, essa situação será inevitável tanto mais que os procedimentos tradicionais de auditoria baseados na obtenção de evidência pela validação serão cada vez menos possíveis. A obtenção de evidência electrónica é tecnicamente mais complexa, os dados são mais susceptíveis de ser alterados (intencionalmente ou não), a informação é mais difícil de visualizar e de verificar a sua origem. Muitos e diferentes obstáculos aparecerão nos anos futuros requerendo novos géneros de controlos preventivos e de sistemas de segurança.


 
Página Anterior
Página Seguinte