Segurança informática em auditoria |
6.7. ITIL [32]
Foi produzido pelo Office of Government Commerce (OGC) um serviço com autonomia funcional inserido no Ministério das Finanças do Reino Unido que reporta ao Chief Secretary to the Treasury.
O ITIL é um conjunto de boas práticas em gestão de TI, desenvolvido pelo OGC e sustentado em publicações, certificados de qualificação e por um grupo de utilizadores internacionais.
Pretende apoiar as organizações no desenvolvimento de um framework para ajudar gestores de outsourcing a controlar a qualidade e os custos. O ITIL destina-se a fornecedores de serviços de TI, directores de TI e CIOS (Chief Information Officers), gestores, clientes e utilizadores finais.
Os seus promotores dizem que o ITIL oferece uma aproximação sistemática e profissional à gestão das TI que permite reduzir custos, melhorar os serviços de TI devido ao uso das melhores práticas nos processos, melhorar a satisfação dos clientes, orientar, estandardizar e melhorar a produtividade entre outras vantagens.
A aplicação deste standard a todos os processos internos de uma organização obriga a combinar diferentes tipos de informação, desde o inventário da infraestrutura, o impacto das ocorrências tecnológicas nos serviços e processos de negócio, até à reiteração de ocorrências associadas a um determinado componente. O ITIL suporta a maior parte dos processos tratados no COBIT. Distribui-se por oito documentos principais:
Estão previstos três níveis de certificação profissional no esquema do ITIL:
A certificação ITIL, tal como noutros standards garante que os seus detentores são tecnicamente qualificados para usar as melhores práticas ITIL. A certificação é atribuída por um grupo de certificação constituído por representantes do próprio OGC, do itSMF e vários institutos examinadores. Actualmente, os institutos que oferecem formação profissional são:
O OGC trabalhou em ligação com o BSI (British Standard Institute) e itSMF (IT Service Management Forum) [33] na elaboração da sua documentação de modo a que o BSI Management Overview (PD0005), BS15000-1 (especificações para gestão de serviços), BS15000-2 (código de prática para a gestão de serviços) e os documentos ITIL façam parte de uma estrutura lógica. O documento BSI Management Overview serve como uma introdução de gestão aos guias detalhados ITIL [34].
O BS15000 consiste em duas partes: