Segurança informática em auditoria |
6.8. NIST 800-14 [35]
Esta norma foi produzida pelo National Institute of Standards and Technology - Technology Administration - U.S. Department of Commerce. Foi-lhe atribuída a designação "Generally Accepted Principles and Practices for Securing Information Technology Systems".
Este standard aborda os princípios e práticas, bem como os relacionamentos entre princípios. Tem preocupações com a audiência e terminologia a usar nos princípios de segurança de sistemas geralmente aceites. Trata-se de um documento com intenções semelhante aos princípios contabilísticos ou de auditoria geralmente aceites.
Sustenta que a segurança dos computadores suporta a missão da organização e é um elemento integral da gestão sólida moderna. As responsabilidades devem ser tornadas explícitas e avaliadas regularmente de forma integrada e compreensiva tendo em conta que a segurança é muito influenciada actualmente por factores sociais. Há quem crie problemas de segurança nas redes pelo prazer de conseguir fazer algo difícil!
As políticas são um aspecto chave, tal como a gestão do risco, identificação de ameaças e a sua mitigação. A segurança é vista como um processo que deve ser controlado desde a fase de planeamento à fase de monitorização, tal como se faz no Cobit.
O standard NIST trata ainda de diversos domínios comuns como a gestão de utilizadores,
contingência, recuperação de desastres com cenários alternativos hipotéticos,
gestão de incidentes, treino dos utilizadores, identificação, autenticação e
gestão de passwords e encriptação. O Audit Trail é também
uma preocupação saliente do standard.